Feita a 4 mãos por este que vos escreve e a colaboradora do site, Daura Ferreira, em homenagem ao seu aniversário (16 Nov). Para 10 pessoas.
Ingredientes:
2 Kg (aprox 50 peças) Camarões médios frescos e limpos
1 Kg de Lulas frescas e limpas, cortadas em aros
1 Polvo de 1Kg
400 g de Lagostim fresco e limpo, sem a casca
Aprox. 30 (2 kg) de Mariscos na casca
6 Tomates em cubinhos
2 latas de Tomate pelatti
1 Cebola picada fina
1 cebola inteira descascada
5 cabeças de Alho picado fino
2 Pimentões amarelos e 2 vermelhos em tiras, pele removida
1 maço de Salsinha picada
1,5 kg de Batatas
Pimenta biquinho vermelha
Pimenta dedo de moça picadinha
1 copo de Vinho branco seco
Sal e Pimenta
Passo a Passo:
1. Cozinhar o polvo na pressão com as batatas descascadas e fatiadas grossas, junto com 1 cebola inteira descascada. Depois de chiar a pressão, contar 7 minutos, esfriar a panela e reservar separadamente o polvo, as batatas, a cebola e o caldo que sobrou da cocção do polvo. Cortar o polvo em pedaços de 2 cm.
2. Cozinhar as lulas em água fervente por 1 minuto, retirar e mergulhar no gelo para parar a cocção.
3. Esquentar bem uma frigideira grande e pesada, refogar o alho picado em azeite e manteiga, acrescentar os camarões, de modo que todos toquem o fundo da panela. Cozinha-los em 2 rodadas, se necessário. Temperar com sal e pimenta. Separar.
4. Repetir o mesmo procedimento com os lagostins, na mesma panela. Separar.
5. Em uma panela grande, refogar um pouco de alho e cebola, acrescentar os mexilhões, refoga-los por 2 minutos, acrescentar o vinho branco e deixar cozinhar até que as cascas se abram e revelem a linda cor rosada dos mariscos, uns 10 minutos. Separar os mariscos e deixar o caldo reduzir por quase a metade.
5. Ainda na mesma frigideira onde foram feitos os camarões, acrescentar mais alho picado, a cebola picada, a cebola que foi cozinha junto com o polvo (cortada em pétalas), os tomates picados, os pimentões em tiras e deixar refogar. Acrescentar o vinho branco e deixar reduzir um pouco. Acrescentar os tomates pelatti e ir cortando-os em pedaços menores. Acrescentar as pimentas.
6. Esquentar a panela grande onde será servida a caldeirada – nós usamos uma linda panela de barro. Transferir o refogado de tomates para dentro da Caldeirada e deixar ferver. Acrescentar metade do caldo do polvo, a redução do caldo dos mariscos e continuar a ferver, reduzindo um pouco. Acrescentar a salsinha picada e desligar o fogo.
7. Juntar tudo dentro da caldeirada. Os mariscos, o polvo, as lulas, os camarões, os lagostins e mexer bem. Ajustar o sal e a pimenta. Está pronto.
8. Usar a metade que sobrou do caldo do polvo para fazer o arroz. Servir o arroz e as batatas que foram cozidas com o polvo de acompanhamento. Pode partir para o abraço porque a galera vai ficar enlouquecida!